Wednesday, October 29, 2008

Wien & Praha

Ok, eu confesso, eu não sei o que estava na minha cabecinha de vento pra decidir ficar 4 dias em Viena! Menos ainda depois de passar 4 dias em Praga!

Explico: Praga é linda! maravilhosa! Lotada de turistas como toda cidade turística, mas ela é LINDA! Tem um milhão de coisas lindas pra ver! tem vielinhas fofas, super charmosas, uma catedral MARAVILHOSA (São Vito) e é tudo super bem conservado! Tem cristais lindos que mesmo que não dê para comprar, são lindos de ver! os tchecos são bem bonitos, e bom, é tudo de bom! Tem a Ponte Carlos, a Torre da Pólvora com sua escada de corda...

Berlin era toda modernosa, mas tinha sua parte na história recente do mundo com o Muro, foi toda reconstruída e agora virou um Frankstein bizarro, mas que por ser modernosa, eu me sentia em casa, quase uma extensão de São Paulo. E ainda assim tinha um milhão de coisas pra ver, você tava andando e de repente encontrava um relógio mundial estranho meio girando, quase caindo...

Viena, bem, Viena é bonita, tem pessoas bonitas também (as vezes), e tem museus. Aos montes. Tem museu de carruagem, de relógio, de globo terrestre, de brinquedo e não sei mais do quê. E cheira a cocô de cavalo. (no kidding!). Ah, e muitos, MUITOS não falam inglês, então tem que se virar na base da mímica. Pior é em restaurante/café, que você aponta pra alguma coisa no cardápio e reza para que seja algo que você consiga/saiba identificar o que é.

Bizarrices de Berlin: Alemão come salsichão com pão na rua como se fosse hotdog, comprados de uns carinhas com bandeja no pescoço, estilo provador de super.
Bizarrices de Praga: o idioma, (é pior do que o alemão!). E eles comem repolho doce na refeição (blergh!).
Bizarrices de Viena: tem balanças na rua para as pessoas se pesarem, (igual aquelas antigas de farmácia, com o mostrador redondo, sabe? tem dessas na rua, espalhadas pela cidade, a 0.20 de euro).
Bizarrices de europes: eles não sabem o que é uma fila. Muito menos respeitar uma: se na hora que você chegar na fila encontrar 5 pessoas na sua frente, até a hora de entrar vão ter umas 50 na sua frente. Nunca mais reclamo de filas no Brasil!

E amanhã vou ver museu.
Aliás mais isso, fui em 2 museus hoje e foi meio decepcionante. Eles te vendem que você vai ver Klimt, milhares de Klimts e quando chega tem 2 quadros; e na catedral, que está precisando de uma bele limpeza pra ver se melhora o aspecto, ainda te cobram para se aproximar de cada área, cobram coisa de 5 euros por área, num total de umas 6. Quem não quiser pagar fica olhando meio de longe o miolo da catedral, com suas paredes pretas de sujeira - dá pra ver que uma pedra ou outra não está tão escura, daí eu supor que seja sujeira e não a cor natural da parede - e seus santos empoeirados (que deviam ser lindos na época da construção).

No comments: