Wednesday, October 22, 2008

Berlin - day 4 - Risks of web 2.0

=> risks of the web
20 desastres para cada sucesso como Utube, facebook. Onde estão esses que deram errado?

<=89 : a cost of doing business, tecnologia era só um custo
95 a 05 - web 1.0
início do e-comm, era o início da personalização,inicio das comunidades! uma empresa para uma pessoa
hoje: uma empresa para uma pessoa para muitos.

05 - data in currency! dados pessoais virou algo muito valioso. PII (personal identified info)
technology is not enough to protect data.

hoje a web é um ambiente, com noção de interdependência. Os problemas que os EUA enfrentam com relação a privacidade/dados de identidade, etc. estão começando a chegar na europa. medical records, ligações sociais, não só de crédito.
Seus amigos podem ser também os seus maiores inimigos pois não protegem seus dados e suas ligações (!).

since 2003


rapid growth, millions of people into the environment, new companys, transfer of risk to others, low barriers, excessive valuations. leis não acompanharam as mudanças.
Os riscos e características são os mesmos do mercado financeiro!!

credit crisis x web 2.0
recrod bankrupcies = user defections
entrenched players belly up - models unsound
government intervention - oversight of what?
start over - rebuild at higher cost

de 2000 a 2005, as pessoas antes faziam cerca de 5 coisas que pudessem ser perigosas, hoje fazem 35. Mas se não fazem isso (linkar com pessoas, profiles, dados, etc), ninguém consegue empregos, credtio, entrar na faculdade, etc, Sua reputação foi pro saco!

- europeus em particular tem muuita preocupação com privacidade, mas também tem maior necessidade de 'social links'

questions


are you collecting more data than you need?
- are you collecting regulated data?
R U enforcing your terms of use?
RU monitoring privacy laws?
RU tracking new advertising lays?
do U have an existing brand or a new onw?
is your business insured for the uncertainty?

pessoas estão se tornando virtuais. Isso está causando problemas.
=> Are you responsible for a user's act?

web 2.0 is empowering the users. usuários podem ler, escrever, capturar; as empresas devem coletar, proteger e respeitar. (hein?) As empresas pode sofrer processos pelo uso que seus usuários fazem do seu serviço.


-professional published content makes up less of the internet . em 2000 a grande maioria era feita pro pro's (+-90%) , hoje eé o oposto. em 2000 os riscos eram de proteger o que você publicava, hoje depende do que o usuário publica.
em 2 anos uma empresa mudou completamente seu termo de uso e virou o oposto mas seus usuários não foram avisados.

-personal data, personal opinions ares exploding.

users could be your biggest problem

ex.: Ebay x Louis Vitton - ebay perdeu na franca por criar um ambiente propício para pirataria
viacom x youtube - youtube tem responsabilidade sobre dados que o usuario faz upload? provaelmente vai ser decidido em 2009

-privacy is gone wild! Pessoas acham que estão seguras, que tem feito tudo direitinho, mas na realidade, TUDO está sendo gravado, sites visitados, links com outras pessoas. o que para alguns é tehnolgoia, para outras é uma ameaça.

96-2000 antes e guardavam dados de comércio
02-05 - financeiros, saúde
08 - social profile,
nos últimos tempos tem sido seu comportamento.

- socialization of europeans. os almoços de 4 horas agora são online. higher sensitivity for privacy.
-personalização x privacidade => difícil de balancear.

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