Friday, November 21, 2008

Prato e a Toscana

Bom, apesar das piadinhas básicas, esse era o nome da cidade onde fiquei na Toscana. Fica perto de Florença (uns 25minutos de trem), e é uma cidade bem grandinha. Na realidade bastante espalhada, já que é uma cidade industrial. Prato em si não lá muita coisa pra se ver de diferente, tem lá a praça principal, o muro que circula a cidade antiga, o duomo, o museu cívico. Ah, e tem o museu do tecido... Com tantos duomos e museus que tenho visto nas últimas semanas, deixei pra próxima vez que vier (isso se ficar em Prato). Prato não é uma cidade de todo ruim e o hotel onde fiquei era bem bom, mas enfim, dadas as circunstâncias acho que não recomendo às pessoas ficarem lá, mesmo com carro.

Aliás, dirigir aqui na Itália é uma coisa dos infernos, você roda, roda, roda, e não consegue se achar nas cidades maiores! Chegar nesse hotel então era uma coisa heróica! Em geral depois que eu saía da auto estrada levava umas 2 horas rodando pra chegar no hotel...

Toscana:
Das cidades que visitei, tenho uma certa preferência por Lucca, nã o que as outras não tenham sido legais, mas Lucca...
Visitei também algumas cidadezinhas que desaparecem do mapa de tão pequenas, daquelas que tem uma rua pra ir e outra pra voltar e olha lá, nem pense em colocar 2a. marcha porque antes de decidir você já vai ter saído da cidade. As paisagens da Toscana são bem bonitas e bastante diferentes do Vêneto, e os ciprestes estão mesmo por todos os lados. Mas tenho a impressão que se tivesse visto menos cidades e tivesse passado menos tempo, deixando pra ver outras cidades em outras viagens, teria achado tudo muito mais interessante...

Firenze não me deu a sensação ruim de Veneza, é mais cidade e é mais fácil de se achar, além de ter ruas mais compridas, não becos que parecem que estão te engolindo. Por outro lado tem tanto turista quanto Veneza, camelôs, chineses & afins do mesmo jeito, talvez até mais porque Firenze tem ruas mais largas...

Os Italianos
Esses merecem um capítulo a parte; vem depois. ;o)

Acabei ficando 9 noites na Toscana, e agora estou em Milão. De certa forma, depois de tantos dias fora de casa, estou até dando graças a Deus por estar no fim da viagem. Fora que ninguém aqui entende meu italiano... E quem entende um pouco, acaba falando inglês comigo... Frustrante...

Sobre Milão, estou achando uma cidade bem ruinzinha. Parece fria, distante, fechada, dura.... ok, tive esse impressão de Vienna também, mas a essa altura não estou com a mínima vontade de forçar a convivência, mesmo porque, felizmente não vou ficar aqui tempo suficiente pra mudar minha idéia.

1 comment:

Anonymous said...

easteregg.blogspot.com