Tuesday, November 11, 2008

Life is beautiful!

E a Itália é a prova disso!
Estou há 1 semana em Padova, e por mim ficaria por aqui! A cidade é maravilhosa! e daqui é muito fácil ir para qualquer lugar de trem. Daqui visitei Vicenza, Bassano del Grappa (da bebida grappa), Castelfranco Veneto, Mantova, Verona e até Veneza; e é difícil dizer qual a mais linda! Todas são bem... vênetas! Mas todas tem uma catedral com um domo grandão, um Palazzo della Ragione, uma ponte linda que passa por algum rio (limpo), esculturas até dizer chega, uma torre na praça central com um sino, e placas em memória aos que morreram na 2a. Guerra Mundial. Cada uma com seu jeito e com suas caraterísticas, mas lindíssimas.

Agora, a Itália vai virar uma mistura de chineses, negros e árabes. O idioma mais difícil de se ouvir aqui é o italiano! E pra todo lado tem lojas chinesas bem ao estilo que se encontra nos stand centers de são paulo, e isso é de cortar o coração. São Paulo é uma cidade completamente zuada, pegaram um punhado de gente de cada lugar do mundo, botaram no liquidificador e jogaram em SP. Aqui não, os imigrantes estão chegando há pouco tempo e é bem triste ver monumentos de 500, 600, 1000 anos ou mais super pichados. Aliás, em termos de idade é difícil dizer em que nível de 'velho' se pode chegar aqui: Em Verona fui conhecer uma arena romana do século 1 a.C. (sim, antes de Cristo), que está bastante bem conservado considerando sua idade, e que ainda hoje é usado para concertos e peças de teatro. Essa arena tem uma acústica de fazer inveja a qualquer teatro atual! é perfeita! E foi construída há mais de 2100 anos!

Muitas ruas da itália ainda são de pedrinhas, sem asfalto! e em muitas cidades é possível ver partes dos antigos muros que antes protegiam as cidades, tem muros romanos, medievais e o que mais você quiser encontrar.

bizarrices européias: aqui (e nos outros países por onde passei, não sei se nos outros isso muda, mas desconfio que não) os semáforos, quando abrem para os pedestres, não abrem só para os pedestres, abrem também para os carros que estão fazendo a conversão, então muitas vezes você demora pra conseguir atravessar a rua, mesmo com o sinal verde pra você.

Yep, life IS beautiful. And God is italian. ;o)

No comments: