Friday, March 23, 2007

Aulinha de inglês essa semana, discussões filosóficas a parte ouço algo como:
-Porque é TUDO culpa dos estados unidos! Eles criam as coisa e empurram tudo goela abaixo dos outros! O jeans é um exemplo típico.

HEIN???? E essa era uma médica... [Sinceramente eu fiquei com dó dos pacientes dessa mulher, ainda mais porque ela é uma psiquiatra ou coisa assim].
Eu achava que tinha sido criado na Inglaterra como uma roupa para os mineradores de carvão durante a Revolução Industrial, hoje descobri que na verdade os primórdios estão na Índia, mas se desenvolveu mesmo foi na Itália e na França (segundo a Wikipedia).

"Jeans were first created in Genoa, Italy when the city was an independent republic and a naval power. The first were made for the Genoese Navy because it required all-purpose trousers for its sailors that could be worn wet or dry, and whose legs could easily be rolled up to wear while swabbing the deck. These jeans would be laundered by dragging them in large mesh nets behind the ship, and the sea water would bleach them white. The first denim came from Nîmes, France, hence de Nimes, the name of the fabric. The French bleu de Gênes, from the Italian blu di Genova, literally the "blue of Genoa" dye of their fabric, is the root of the names for these trousers, "jeans" and "blue jeans", today."


Isso me lembra um blog que eu vi há uns tempos atrás, o cara falava alguma coisa assim, que todo mundo considera os estados unidos o maior vilão de tudo, mas ninguém leva em conta que enquanto eles estão comprando, importando e ditando moda, isso tá gerando milhões de empregos mundo afora, seja direta ou indiretamente. Acho que 99,9% das pessoas que acham aquele país o pior de todos, a fonte de todo o mal no mundo e que nada que se faz lá é bom, nem param pra pensar que eles também criam coisas boas que essas próprias pessoas estão usando e que muito provavelmente não viveriam sem como a Internet, popularização de carros, computadores, aparelhos médicos, medicamentos e por aí vai.

Aliás, um email ridículo que eu lembro de ter recebido de algum revoltado uma vez que me fez cair na gargalhada: o cara propondo fazer um boicote aos estados unidos não usando absolutamente nada que tivesse se originado lá e pedindo pra repassar por email [ué, mas email só é possível por causa da internet, uma invenção americana]. Pensando bem ia ser muito divertido ver as pessoas boicotando TUDO o que tem alguma origem lá, desde produtos acabados até tecnologias. Quero ver alguém viver sem internet, carro, medicamentos, computadores, só para mencionar algumas.

E a tia ficou P*** da vida quando eu falei que jeans não era invenção americana, virou a cara pra mim e não abriu mais a boca. Definitivamente meu ouvido deve ser pinico.

No comments: